Livre demanda, SIM!

By Dayane Dos Anjos | Amamentação

Você já ouviu falar em livre demanda?

A livre demanda consiste basicamente em oferecer o seio para o bebê sempre que ele solicitar e sempre que a mãe desejar.

Muitas pessoas tem uma leitura equivocada sobre isso, acham que é sinônimo de escravidão, ou que deixarão seus filhos mimados. Na minha opinião livre demanda simplesmente é respeitar o bebê, oferecer alimento, carinho e amor, sempre que ele solicitar. Isso não mal acostuma ninguém, pelo contrário.

Primeiro porque o bebê não pede mamá apenas para saciar sua sede ou fome, mas também para se sentir tocado, protegido e amado. E segundo que ninguém melhor que ele mesmo para dizer quanto, quando e a que momento precisa se alimentar. O proprietário daquele corpinho fofo é o próprio bebê. 🙂

Há pessoas que defendem que o bebê deve se alimentar a cada 3 horas, e querem ser rígidos quanto a isso, para educar o bebê. Eu concordo que, com o passar do tempo, o bebê vai realmente fazer intervalos maiores, de 3 horas ou um pouco a mais, um pouco a menos, mas isso quem determina é ele. E, entre nós, temos a vida toda para educar nossos filhos, mas agora, ainda não é a hora.

Bebês até os 06 meses só nos solicitam quando realmente precisam de algo, ainda não são capazes de nos manipular para conseguir o que querem. Nós adultos sim, e também temos a capacidade de entender o outro, então precisamos pensar um pouco menos no nosso cansaço, que eu sei que não é pequeno, mas entender aquele bebê tão frágil e novinho, que acabou de chegar a esse mundo e ainda está se adaptando.

Nesse vídeo eu explico melhor sobre a Livre Demanda e os porquês, dê uma olhadinha que eu acho que você vai gostar!

Dayane Dos Anjos

Dayane Dos Anjos

Sou mãe, fotógrafa especializada em Gestantes e Newborn, Consultora em Amamentação e apaixonada pelos primeiros dias de vida do bebê.