Meu bebê não dorme, o que fazer?

By Dayane Dos Anjos | Pós-Parto

Você está exausta porque seu filho não dorme a noite toda?

Para começar, quero dizer para você que está passando pela dificuldade em descansar, pela exaustão física e mental, por causa da demanda que um recém-nascido precisa, sinta-se abraçada, realmente não é fácil, mas vai passar.

Acredito que entender um pouco sobre o sono, pode ajudar. Todos nós, bebês, adultos e crianças, temos nosso sono separado por ciclos. Por mais que a gente pense que deitamos na cama, dormimos e só acordamos no dia seguinte., não é bem assim. E com o recém-nascido não é diferente.

Primeiro vem o sono chamado REM, é um sono leve, o bebê está adormecendo, você vai perceber que ele mexe os olhinhos, pisca, faz caretinha, sorri e até abre os olhos, mas ele está dormindo. Essa fase leva uns 20 minutos.

É importante saber reconhecer, porque se você fez seu bebê dormir ninando ele no colo, se você o colocar no berço nessa fase, pronto! Ele já acordou! Daí começa tudo de novo.

Não é porque o berço tem espinhos, é porque ele ainda não estava no sono profundo, então ao mexer nele ele acorda.  Precisamos esperar ele relaxar, ficar molinho, você mexe no corpinho dele e ele mal percebe. Aí sim, ele está no sono Não REM, no sono profundo, e você pode delicadamente e vagarosamente colocar seu bebê no berço.

Outro ponto importante de se saber é que os bebês não são como um adultos que, quando está com sono, simplesmente deita na cama e dorme. Eles não sabem adormecer sozinhos, é claro que há exceções, mas a maioria precisa de ajuda, de serem ninados e embalados para adormecer.

Mesmo você, até sem perceber, deve ter um ritual para pegar no sono. Não deita e pronto, está dormindo. Tem algo que você faz para ir relaxando e entrando no clima. Os bebês também precisam disso, e uma rotina pode ajudar e muito.

Venha conferir esse vídeo, em que vou falar mais sobre o sono do recém-nascido, a tal hora da bruxa e também umas dicas de como colocar uma rotina para o seu bebê dormir melhor 😉

Dayane Dos Anjos

Dayane Dos Anjos

Sou mãe, fotógrafa especializada em Gestantes e Newborn, Consultora em Amamentação e apaixonada pelos primeiros dias de vida do bebê.