O que são Picos de Crescimento?

By Dayane Dos Anjos | Primeiros dias

Você já ouviu falar sobre Picos de crescimento e Saltos do desenvolvimento?

Essas fases fazem com que o bebê tenha um “sintoma” em comum: virar um chicletinho da mãe. E essas teorias podem explicar muito bem o que está acontecendo aí na sua casa, principalmente nas madrugadas rs

O Pico de crescimento acontece quando o bebê cresce, está relacionado ao peso, altura e tamanho da cabeça.
Nestas fases o bebê requer mais mamadas, pois está se desenvolvendo e com isso gastando mais energia. Então, precisa repor.

Já os saltos de desenvolvimento estão relacionados às aquisições neuromotoras e aos aprendizados adquiridos, como: sorrir, segurar a cabecinha, virar, sentar, andar, segurar objetos, entre outros.

Um pouco antes dessas aquisições eles ficam mais carentes, chorões, requerem mais a mãe. E logo depois o bebê passa a querer testar e exercer esse novo aprendizado a todo instante. Inclusive durante as madrugadas. rs

São períodos transitórios, que duram dias no máximo uma semana. O remédio é a paciência. Vem assistir o vídeo que eu vou te passar mais informações sobre essas fases e repete comigo: vai passar, vai passar, vai passar…

Dayane Dos Anjos

Dayane Dos Anjos

Sou mãe, fotógrafa especializada em Gestantes e Newborn, Consultora em Amamentação e apaixonada pelos primeiros dias de vida do bebê.