Rede de Apoio no Pós-Parto

By Dayane Dos Anjos | Sem categoria

O nascimento do bebê traz muitas mudanças para a vida do casal, principalmente nos primeiros dias, a começar pela rotina e toda demanda de atenção e cuidados que mãe e recém-nascido necessitam.

Neste período poder contar com uma rede apoio no pós-parto é fundamental. Essa rede nada mais é do que fazer um planejamento, contar com amigos e familiares, e pensar como serão os primeiros dias com o bebê em casa, ter em mente que a mãe, por mais ativa que seja, precisará descansar e ser nutrida de carinho para poder estar bem e dedicar-se inteiramente para o bebê, porque ele demandará bastante tempo e atenção.

Pode começar pensando no básico: quem são as pessoas próximas que estão dispostas a ajudar, de quem você gostaria de ter ajuda e com o quê. Por exemplo: quem fará a comida, a limpeza da casa, os cuidados com as roupas, e até pensar nas visitas e a partir de quando vocês querem recebe-las?

Nós, mulheres, normalmente somos centralizadoras e queremos dar conta de tudo sozinhas, mas não é necessário. O pós-parto é um período de pura dedicação ao bebê, e para isso devemos descansar bastante, tirando férias do mundo e dos relógios. É o momento de curtirmos nosso bebê e não repararmos no tempo.

A mãe precisa estar tranquila com as responsabilidades da casa, para poder curtir e se conectar com o bebê. Esse planejamento ajuda muito para o sucesso da amamentação, e faz com que os primeiros dias que já são intensos, possam ser mais leves e gostosos para a família que acaba de crescer.

Nesse vídeo eu explico um pouco mais sobre a rede de apoio no pós-parto. Vale a pena ver e passar para as amigas gravidinhas, porque acredito que ajudará bastante! 🙂

Dayane Dos Anjos

Dayane Dos Anjos

Sou mãe, fotógrafa especializada em Gestantes e Newborn, Consultora em Amamentação e apaixonada pelos primeiros dias de vida do bebê.